Teste online para saber se você tem TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Você já ouviu falar do TDAH, se identificou com os sintomas e está em busca de um teste online para saber se você tem TDAH? Então esse artigo é para você.

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma exclusividade de pacientes pediátricos. Ele acomete também adultos, em proporção igual de homens e mulheres. Ou seja, enquanto O TDAH infantil acomete 3 meninos a cada 4 pacientes, o transtorno aparece nos adultos na proporção de 50-50 quando é analisado por gênero.

Os dados atuais apontam que o TDAH está presente em cerca de 1 pessoa a cada 20 indivíduos, em todo o planeta.

O que é o TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

É mais comum o seu início na infância, porém em muitos pacientes ele pode passar desapercebido por apresentar sintomas pouco perceptíveis se for a sua forma mais branda ou até mesmo por desconhecimento dos pais e responsáveis, que podem taxar as a crianças apenas como agitadas, muito falantes ou de gênio forte.

Com isso, muitas vezes o único diagnóstico possível será o tardio. Porém, nunca é tarde para iniciar o tratamento que geralmente melhora bastante os sintomas do TDAH e proporciona uma melhora considerável da qualidade de vida.

Há discussões na literatura atual sobre casos nos quais o transtorno teria início já na idade adulta, por volta dos 30 anos ou mais.

O teste de TDAH para adultos

Vamos começar o teste de TDAH para adultos?

Você fará um teste baseado na lista dos sintomas característicos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em sua manifestação em pessoas adultas. Ele não substitui um diagnóstico realizado por um psiquiatra mas pode ser considerado como um indicativo de que valeria a pena uma opinião profissional especializada, para um diagnóstico mais preciso.

ATENÇÃO: Nenhum teste de internet fornece diagnóstico médico. O resultado deste teste não substitui uma consulta médica e não tem nenhuma validade legal.

O teste de TDAH a seguir é conhecido como ASRS-18. A versão utilizada no Brasil foi traduzida e adaptada por Mattos e colaboradores.

Ele é constituído por 18 perguntas, divididas em partes A e B.
Na parte A, há 9 perguntas para avaliar os sintomas de desatenção no TDAH.
NA parte B tem 9 perguntas para avaliar os sintomas de Hiperatividade/Impulsividade no TDAH.

Para cada afirmação abaixo que você responderia “Frequentemente” ou “Muito frequentemente”, conte como 1 ponto.

PARTE 1 – TIPO DESATENTO

1- Com que frequência você comete erros por falta de atenção quando tem que trabalhar em um projeto chato ou difícil?

2- Com que freqüência você tem dificuldade para manter a atenção quando está fazendo um trabalho chato ou repetitivo?

3- Com que freqüência você tem dificuldade para se concentrar no que as pessoas dizem, mesmo quando elas estão falando diretamente com você?

4- Com que freqüência você deixa um projeto pela metade depois de já ter feito as partes mais difíceis?

5- Com que freqüência você tem dificuldade para fazer um trabalho que exige organização?

6- Quando você precisa fazer algo que exige muita concentração, com que freqüência você evita ou adia o início?

7- Com que freqüência você coloca as coisas fora do lugar ou tem de dificuldade de encontrar as coisas em casa ou no trabalho?

8- Com que freqüência você se distrai com atividades ou barulho a sua volta?

9- Com que freqüência você tem dificuldade para lembrar de compromissos ou obrigações?

• Se a resposta foi “Frequente” ou “Muito Frequente” para 4 ou mais das questões acima, você pode ter TDAH do subtipo desatento. Está indicada uma consulta com um psiquiatra para melhor avaliação do diagnóstico.

PARTE 2 – TIPO HIPERATIVO / IMPULSIVO

1- Com que freqüência você fica se mexendo na cadeira ou balançando as mãos ou os pés quando precisa ficar sentado (a) por muito tempo?

2- Com que freqüência você se levanta da cadeira em reuniões ou em outras situações onde deveria ficar sentado (a)?

3- Com que freqüência você se sente inquieto (a) ou agitado (a)?

4- Com que freqüência você tem dificuldade para sossegar e relaxar quando tem tempo livre para você?

5- Com que freqüência você se sente ativo (a) demais e necessitando fazer coisas, como se estivesse “com um motor ligado”?

6- Com que freqüência você se pega falando demais em situações sociais?

7- Quando você está conversando, com que freqüência você se pega terminando as frases das pessoas antes delas?

8- Com que freqüência você tem dificuldade para esperar nas situações onde cada um tem a sua vez?

9- Com que freqüência você interrompe os outros quando eles estão ocupados?

• Se a resposta foi “Frequente” ou “Muito Frequente” para 4 ou mais das questões acima, você pode ter TDAH do subtipo hiperativo. Está indicada uma consulta com um psiquiatra para melhor avaliação do diagnóstico.

PARTE 3 – TIPO COMBINADO

• Se a resposta foi “Frequente” ou “Muito Frequente” para 4 ou mais nos dois grupos de questões acima você pode ter TDAH do subtipo combinado. Está indicada uma consulta com um psiquiatra para melhor avaliação do diagnóstico.

– FIM DO TESTE

Além dos sintomas demonstrados acima, para o diagnóstico de TDAH ser realmente confirmado pelo médico, outros critérios serão analisados durante a consulta com o psiquiatra. São eles:

• Sintomas (como vistos no teste acima).
  • Alguns desses sintomas possivelmente estiveram presentes antes dos 12 anos de idade.
  • Os sintomas causam prejuízo ao paciente em mais de um contexto de sua vida (trabalho, vida social, faculdade, relacionamento conjugal e/ou familiar).
  • Existe um outro problema associado (depressão, ansiedade, transtorno bipolar, abuso de álcool ou drogas, etc)Se você respondeu às questões e acha que pode ter um diagnóstico positivo, procure ajuda profissional para agendar uma consulta com psiquiatra ou psicólogo com experiência em TDAH.Para mais informações: Tudo sobre TDAH

Referência:

• Mattos, P., Segenreich, D., Saboya, E., Louzã, M., Dias, G., & Romano, M. (2006). Adaptação transcultural para o português da escala Adult Self-Report Scale para avaliação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 33, 188-194.

Em nosso site, também existem outras páginas informativas sobre TDAH:

Descrição dos sintomas: Clique aqui
    Tratamento: Clique aqui