Teste Online para Saber se Você Tem Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH | DR. Gabriel

Teste online para saber se você tem TDAH

Você já ouviu falar do TDAH, se identificou com os sintomas e está em busca de um teste online para saber se você tem TDAH? Então esse artigo é para você.

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma exclusividade para pacientes pediátricos, ele atinge também adultos, em proporção igual de homens e mulheres. Ou seja, enquanto O TDAH infantil acomete 3 meninos a cada 4 pacientes, o transtorno aparece nos adultos na proporção de 50-50 quando é analisado por gênero.

O que é o TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

É mais comum o seu aparecimento na infância, porém em muitos pacientes ele pode passar desapercebido por apresentar sintomas pouco perceptíveis se for a sua forma mais branda ou até mesmo por desconhecimento dos pais e responsáveis, que podem taxar as acrianças apenas como agitadas, muito falantes ou de gênio forte.

Com isso, o único diagnóstico possível será o tardio. Porém, nunca é tarde para iniciar o tratamento que pode amenizar os sintomas do TDAH.

Há também vários casos nos quais o transtorno teve início já na idade adulta, por volta dos 30 anos ou mais.

O teste de TDAH para adultos

Vamos começar o teste de TDAH para adultos?

Você fará um teste baseado na lista dos sintomas característicos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em sua manifestação em pessoas adultas. Ele não substitui um diagnóstico realizado por um psiquiatra mas pode ser considerado como um pré-diagnostico.

Responda SIM ou NÃO para cada um dos sintomas abaixo e veja o resultado:

PARTE 1 – TIPO DESATENTO

1- Presta pouca atenção a detalhes e/ou comete erros por falta de atenção.

2- Tem dificuldade em se concentrar ao assistir uma palestra, uma aula, ou ler um livro.

3- Às vezes parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra, ou numa conversa acaba distraindo-se, prestando atenção em outras coisas.

4- Tem dificuldade em seguir as instruções (não por incapacidade em compreendê-las), preferindo sempre a fazer suas tarefas “do seu jeito”, no “seu tempo”, muitas vezes deixando-as inacabadas.

5- Dificuldade de organizar seu tempo para fazer algo ou planejar com antecedência.

6- Relutância para fazer ou iniciar tarefas que exijam esforço mental e constante por muito tempo.

7- Perde objetos e/ou esquece nomes, compromissos, datas.

8- Distrai-se com muita facilidade com coisas à sua volta ou mesmo com seus próprios pensamentos, parecendo muitas vezes “sonhar acordado”.

9- Apresenta com frequência esquecimento em suas atividades diárias.

• Se a resposta foi SIM para 5 ou mais das questões acima, há possibilidade de diagnóstico positivo para TDAH Tipo Desatento.

PARTE 2 – TIPO HIPERATIVO / IMPULSIVO

1- Move de modo incessante pés e mãos ou remexe-se na cadeira.

2- Tem dificuldade de permanecer sentado em situações em que isso é esperado.

3- Sente-se incapaz de relaxar, descansar, a musculatura geralmente é tensa e está sempre em busca de algo para fazer.

4- Tem dificuldade em manter-se silencioso em atividades de lazer.

5- Parece ser movido por um motor “elétrico” sempre, a “mil por hora”.

6- Fala, come, compra ou trabalha em demasia.

7- Responde precipitadamente a perguntas antes que elas sejam concluídas. Responde questões escritas antes de ler até o final.

8- Tem dificuldade em aguardar a sua vez: em conversas, filas, restaurantes.

9- Interrompe frequentemente os outros em suas atividades e/ou conversas.

PARTE 3 – TIPO COMBINADO

Se você marcou SIM em para 5 ou mais sintomas de cada um dos 2 grupos acima, há possibilidade de diagnóstico de TDAH Tipo Combinado.

– FIM DO TESTE

Além dos sintomas demonstrados acima, para o diagnóstico de TDAH ser realmente confirmado pelo médico, outros critérios serão analisados durante a consulta com o psiquiatra. São eles:

• Sintomas (como vistos no teste acima).
  • Alguns desses sintomas possivelmente estiveram presentes antes dos 12 anos de idade.
  • Os sintomas causam prejuízo ao paciente em mais de um contexto de sua vida (trabalho, vida social, faculdade, relacionamento conjugal e/ou familiar).
  • Esses problemas são realmente efetivos na vida profissional, social, familiar e/ou afetiva por conta dos sintomas.
  • Existe um outro problema associado (depressão, deficiência mental, psicose, etc).

Portanto, se você respondeu às questões e acha que pode ter um diagnóstico positivo, procure uma clínica psiquiátrica especializada em TDAH para marcar uma consulta.

error: Content is protected !!