A Depressão é uma das doenças chamadas insidiosas. Elas começam devagar, uma tristeza sem motivo breve que logo pssa, depois uma falta de prazer em fazer algo que se gostava de fazer, ou até uma preguiça estranha até em tomar banho ou faer coisas normais do dia a dia. Estes sintomas costumam ir aumentando de frequencia e de intensidade, as vezes devagar, as vezes mais rápido. Geralmente ao longo de meses. Chega um momento em que a pessoa vai precisar de alguma ajuda para continuar levando sua vida minimamente normal, como seguir estudando ou trabalhando, por exemplo. Neste momento é que geralmente os pacientes procuram ajuda psiquiátrica. Alguns chegam a esperar ainda mais, sofrendo perdas como demissão no trabalho, repetir o ano, ou abandonar uma pós-graduação importante. As pessoas em volta, namoros, casamentos, familiares, também sofrem. Sofrem principalmente por não saberem o que fazer para ajudar. Geralmente dão conselhos, dos mais variados. Que não funcionam, porque a Depressão é uma doença química do cérebro e somente tratando o cérebro a pessoa volta ao seu normal.

No tratamento da depressão, o começo é muito importante. Enquanto isso muitos pacientes tem pensamentos ruins, de se machucar ou se ferir. E estes pensamentos demoram duas semanas para melhorar, mesmo que na primeira semana já haja uma melhora em alguns casos. A participação da família é fundamental com todo o apoio e cuidado necessários e, acima de tudo uma compreensão de que irá melhorar com a primeira medicação em 70% dos casos. É importante dizer que incluso no acompanhamento da consulta está a necessidade de que o acompanhamento psiquiátrico necessita muitas vezes de um acompanhamento muito próximo de cada caso, principalmente no início do tratamento. Muitas vezes peço comunicações diárias para eventuais ajustes e melhor conforto psicológico. Estou à disposição de meus pacientes 24h/dia por aplicativo de texto.

Passada essa “tormenta” inicial, voltando ao normal, o tratamento precisa continuar, para prevenir uma futura recaída. E o tratamento inclui atividade física, psicoterapia semanal, a medicação e hábitos de vida saudáveis.

A depressão pode e deve ser uma doença com começo meio e fim. Se bem tratada em seu primeiro episódio e mantidas mudanças de hábitos, aumentam muito as chances dela não voltar mais!

Por: Dr. Gabriel Magalhães Lopes