O tratamento de hiperatividade frequentemente requer intervenção médica, educacional, comportamental e psicológica. Esta abordagem abrangente para o tratamento às vezes é chamada de “multimodal” e, dependendo da idade do indivíduo com TDAH, pode incluir:
- Treinamento de pais
- Medicamento
- Treinamento de habilidades
- Aconselhamento
- Terapia comportamental
- Suportes educacionais
- Educação sobre TDAH
Trabalhando em estreita colaboração com o médico especialista, o tratamento de hiperatividade deve ser adaptado às necessidades únicas de cada indivíduo e a família para ajudar o paciente a controlar os sintomas, lidar com a doença, melhorar o bem-estar psicológico geral e gerir as relações sociais.
E como já sabemos, se você se perguntar se hiperatividade tem cura, a resposta é não, somente tratamento e medicamentos para o controle.
Recuperação e TDAH
Embora não haja cura para o TDAH, os indivíduos com TDAH podem experimentar a recuperação da saúde mental com um tratamento de hiperatividade. Para esses indivíduos, a recuperação pode ser melhor entendida como o gerenciamento contínuo dos sintomas de TDAH, e saber qual o tratamento para déficit de atenção é essencial.
De acordo com pesquisas realizadas na área, as duas principais marcas da recuperação da saúde mental são viver uma “vida significativa” e crescer em direção ao “potencial total”. Para as pessoas com TDAH, esses objetivos podem ser atingidos com um tratamento de hiperatividade.
Apesar dos muitos desafios que enfrentam, existem recursos que podem ajudar os indivíduos com sintomas de hiperatividade a atingir um nível de bem-estar marcado pela independência, interdependência saudável, esperança e satisfação pessoal.
Como é a pesquisa para o início do tratamento para hiperatividade
A maior parte das pesquisas sobre tratamento de hiperatividade enfocou a condição em crianças, e as opções para eles têm uma forte base de evidências para a redução dos sintomas. Para muitos, a necessidade de intervenção persiste a longo prazo.
Com diversas pesquisas realizadas na área, se mostrou melhora significativa no comportamento em casa e na escola em crianças com TDAH que receberam medicação cuidadosamente monitorada, em combinação com tratamento comportamental. Essas crianças também mostraram melhores relacionamentos com seus colegas de classe e família do que as crianças que não receberam essa combinação de tratamento de hiperatividade. Outras pesquisas confirmam que a combinação de tratamentos comportamentais e estimulantes é mais eficaz do que qualquer um dos tratamentos isoladamente.
Embora o TDAH tenha sido menos pesquisado em adultos do que em crianças, os adultos que foram diagnosticados corretamente com o transtorno, ainda podem tirar proveito de quaisquer tratamentos para transtorno do déficit de atenção com hiperatividade que atendam melhor às suas necessidades. Trabalhando com um ou vários profissionais de saúde mental, os adultos com TDAH podem aprender a controlar os sintomas à medida que se manifestam em suas vidas.
O TDAH é uma condição que afeta os indivíduos “ao longo da vida”. Isso significa que os sintomas de TDAH geralmente são experimentados de uma fase da vida para a seguinte e que se estendem às várias esferas da vida durante qualquer fase particular da vida.
Dicas para os pais de pessoas com TDAH
A seguir estão sugestões que podem ajudar no comportamento de seu filho:
Crie uma rotina
Tente seguir a mesma programação todos os dias, desde a hora de acordar até a hora de dormir, é um bom método para seguir no tratamento de hiperatividade.
Organize-se ícone externo. Incentive seu filho a colocar mochilas, roupas e brinquedos no mesmo lugar todos os dias para que haja menos probabilidade de perdê-los.
Gerenciar distrações
Desligue a TV, limite o ruído e forneça um local de trabalho limpo quando seu filho estiver fazendo o dever de casa. Algumas crianças com TDAH aprendem bem se estiverem se movendo ou ouvindo música de fundo. Observe seu filho e veja o que funciona.
Limite as escolhas
Para ajudar seu filho a não se sentir sobrecarregado ou superestimulado, ofereça apenas algumas opções durante o tratamento de hiperatividade. Por exemplo, peça-lhes que escolham entre esta roupa ou aquela, esta refeição ou aquela, ou este brinquedo ou aquele.
Seja claro e específico ao conversar com seu filho
Deixe seu filho saber que você está ouvindo, descrevendo o que você os ouviu dizer. Use instruções claras e breves quando eles precisarem fazer algo.
Ajude seu filho a planejar
Divida tarefas complicadas em etapas mais simples e mais curtas. Para tarefas longas, começar cedo e fazer pausas pode ajudar a limitar o estresse.
Use metas e elogios ou outras recompensas
Use um gráfico para listar objetivos e rastrear comportamentos positivos e, em seguida, deixe seu filho saber que se saiu bem, contando-lhes ou recompensando seus esforços de outras maneiras. Certifique-se de que as metas sejam realistas, pequenos passos são importantes no tratamento de déficit de atenção.
Discipline com eficácia
Em vez de repreender, gritar ou bater, use instruções eficazes, tempo limite ou remoção de privilégios como consequência de comportamento inadequado.
Crie oportunidades positivas
Crianças com TDAH podem achar certas situações estressantes. Descobrir e encorajar o que seu filho faz bem seja na escola, nos esportes, na arte, na música ou no lazer pode ajudar a criar experiências positivas.
Proporcione um estilo de vida saudável
Alimentos nutritivos, muita atividade física e sono suficiente são importantes; eles podem ajudar a evitar que os sintomas de TDAH piorem.