Como eu posso saber se tenho TDAH

>
Como eu posso saber se tenho TDAH

Como eu posso saber se tenho TDAH

Share on facebook
SHARE POST
Share on twitter
TWEET POST
Share on google
SHARE POST

Sintomas de TDAH em adultos

É muito comum associarmos o TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – às crianças, principalmente aquelas que estão em idade escolar. Porém os sintomas de TDAH em adultos também acontecem, e podem ser mais comuns do que a maioria das pessoas pensam.

Adultos considerados “de gênio forte”, ou como pessoas difíceis de lidar no ambiente de trabalho, podem estar, na realidade, apresentando sinais de TDAH. Infelizmente a falta de informação ainda é muito grande sobre o tema, que merece ser analisado com atenção.

Esses mesmos indivíduos também podem ser taxados como terem sido crianças difíceis, mimadas ou malcriadas. Mas caso o TDAH seja confirmado através do diagnóstico de um especialista, um psiquiatra, na idade adulta, há grandes possibilidades desse paciente já ter consigo o transtorno desde a infância, idade mais comum em que ele surge.

De acordo com o pesquisador Russell A. Barkley, do Departamento de Psiquiatria da State University of New York e autor de diversos livros sobre o tema, 2/3 das crianças portadoras de TDAH, apresentarão os sintomas também na idade adulta.

Sintomas em adultos

Ainda sobre a obra do professor Russell, podemos citar os nove sintomas que ele mapeou como os principais sintomas em adultos. São eles:

  1. Se distrai facilmente por estímulos externos ou pensamentos irrelevantes;
  2. Toma decisões de forma impulsiva;
  3. Tem dificuldade para interromper atividades ou um comportamento específico quando deveria fazê-lo;
  4. Inicia um projeto ou tarefa sem ler ou ouvir atentamente as instruções necessárias;
  5. Falha no cumprimento de promessas ou compromissos que firmou com outras pessoas;
  6. Tem problemas para fazer as coisas em sua ordem ou sequência apropriada;
  7. Abusa da alta velocidade ao dirigir, assim como pratica uma direção ofensiva;
  8. Tem dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas;
  9. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.

Personalidades famosas mundialmente tiveram o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) diagnosticado na idade adulta. Sylvester Stallone, “Magic” Johnson, Tom Cruise, Jim Carrey, Albert Einstein, Walt Disney e Pablo Picasso são alguns exemplos.

Portanto, com o a maior disseminação de informações sobre o transtorno, é cada vez mais comum ver pessoas em idade adulta frequentando clínicas e consultórios psiquiátricos em busca de tratamento.

Surgimento do TDAH na idade adulta

O TDAH também pode surgir na idade adulta, não significando, necessariamente, que o paciente é portador do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade desde a infância.

As primeiras evidências disso, foram descobertas em um trabalho realizado com mil pessoas na Nova Zelândia, ainda em 1972. A equipe da neuropsicóloga Terrie Moffitt, realizou exames e aplicou questionários específicos em todos os participantes da pesquisa, crianças que tinham entre 7 e 15 anos de idade. Questionamentos também foram feitos a seus pais e professores, para que as informações fossem as mais completas possíveis. Terrie voltou a fazer as avaliações com todos eles, após o atingimento dos 30 anos de idade. Para a sua surpresa, 90% de todos os adultos que apresentaram sintomas de TDAH não os tinham na infância. Ou seja, desenvolveram o transtorno já em idades superiores àquelas que até então eram consideradas como únicas no aparecimento do TDAH.

Dois outros grandes estudos, um feito no Brasil e outro na Inglaterra, apresentaram resultados semelhantes, ficando claro para a ciência que o TDAH pode sim, se desenvolver não apenas nos anos iniciais da vida.

Outra característica interessante que vem sendo estudada pelos pesquisadores, é a proporção de gênero dos pacientes acometidos pelo TDAH. Em cada 4 pacientes pediátricos, 3 são meninos. Na idade adulta, as ocorrências são praticamente as mesmas entre homens e mulheres.

Características comuns em adultos com TDAH

Além dos nove sintomas comuns em adultos, podemos também citar algumas características comuns em adultos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Essa lista pode ser bem útil para que esses sinais sejam identificados.

  • Instabilidade profissional recorrente;
  • Rendimento acadêmico e/ou profissional abaixo da capacidade intelectual;
  • Falta de foco e atenção;
  • Dificuldade de seguir rotinas;
  • Sentimento de tédio;
  • Maior incidência de acidentes de trânsito;
  • Dificuldade de planejamento e execução das tarefas propostas;
  • Procrastinação;
  • Ansiedade ao ter que realizar tarefas não estimulantes;
  • Dificuldades nos relacionamentos; relacionamentos instáveis;
  • Frequentes alterações de humor;
  • Frequentes esquecimentos, perdas e descuidos para datas e reuniões importantes;
  • Dificuldades para expressar suas ideias, colocar em prática o que está pensando/em sua cabeça;
  • Frequente busca por novas coisas que o estimulem;
  • Repetição frequente de erros, frequente falta de atenção com coisas simples.

Essas informações são essenciais para pessoas que possuem dúvidas quanto ao diagnóstico do TDAH na idade adulta. Caso queira fazer um teste online, clique aqui (hiperatividade) ou aqui (desatenção).

AGENDE AGORA UMA CONSULTA

Atendimento online ou presencial em São Paulo.