O psiquiatra é um profissional da área médica qualificado para diagnosticar e tratar o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). É importante procurar uma clínica de psiquiatria qualificada no tratamento de TDAH, visto se tratar de uma doença que mesmo não tendo uma cura plena, pode ter seus principais sintomas muito bem controlados com o acompanhamento de uma equipe especializada e com experiência no tratamento do TDAH, tanto adulto quanto infantil.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que geralmente aparece na infância, antes dos 12 anos de idade, e acompanha o indivíduo durante toda a vida. Estima-se que cerca de 5% das crianças e 3-5% dos adultos tenham TDAH.

Trata-se de um tema que gera bastante dúvida e preocupação entre familiares, educadores e profissionais da área da saúde e que merece bastante atenção. Pelo fato da hiperatividade ser um sintoma comum em crianças com TDAH, acontecem diversos casos em que o transtorno é confundido com má criação, medo, ansiedade e pirraça por parte da criança. De forma geral, os meninos são relativamente mais fáceis de serem diagnosticados pelo fato da hiperatividade se revelar bem cedo neles, enquanto o diagnóstico nas meninas é mais comum após a chegada da idade escolar, pois geralmente elas apresentam mais sintomas de desatenção, o que tende a mascarar mais os sintomas e acarretar diagnóstico tardio em muitas pacientes.

A importância do tratamento médico para o paciente com TDAH

A exemplo de outras doenças, não apenas psiquiátricas, quanto mais cedo houver um diagnóstico, mais efetivo será o tratamento. Medicamentos e psicoterapias são as abordagens adotadas, e o psiquiatra indicará qual é o fármaco ideal para cada caso, assim como a dosagem satisfatória, a depender da idade e do paciente, além das outras abordagens complementares e não medicamentosas indicadas para cada paciente. E nem só de medicação é feito o tratamento, ao contrário do que muita gente pensa. A psicoterapia especializada tem uma importância tão crucial quanto, assim como contribui muito para a melhora orientações de hábitos, como sono de qualidade, orientações dietéticas e de atividade física, só para citar alguns exemplos.

Bioquimicamente, além das medicações tradicionais, já existem evidências científicas suficientes para tratamentos mais naturais, com boas taxas de melhora de sintomas.

Os resultados obtidos da literatura médica recente apontam cerca de 92% de eficácia na redução de sintomas de TDAH e de melhora na qualidade de vida com o tratamento adequado. São portanto bastante eficazes e geralmente os primeiros resultados podem ser notados logo nas primeiras semanas de tratamento.

Sintomas do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) na infância

Alguns sinais de presença do TDAH na infância incluem dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Alguns sinais a serem notados que ajudam a reconhecer o transtorno:

• Desempenho ruim na escola;
  • Falta de atenção e interesse;
  • Excesso de fala;
  • Dificuldade de entender instruções;
  • Ansiedade;
  • Impulsividade.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) não possui ligação com fatores culturais ou conflitos pessoais/emocionais do indivíduo, ele é causado por algumas pequenas alterações na região frontal do cérebro, responsável pela inibição do comportamento e do controle da atenção e que causam todos os sintomas da doença ao longo da vida.

TDAH em adultos

Adultos com TDAH podem ter outros tipos de transtornos psiquiátricos, como transtornos de humor, de ansiedade e transtorno de uso de substâncias. Essa combinação de transtornos certamente traz bastante dificuldades ao paciente, fazendo com que sua rotina cotidiana fique ainda mais desafiadora. Portanto, é essencial que ele agende uma avaliação com psiquiatra de sua confiança para iniciar o tratamento o quanto antes. Preferencialmente em uma clínica de psiquiatria especializada no tratamento de TDAH, ou que tenha experiência no manejo de TDAH adulto.

57 sintomas do TDAH em adultos

Baseado em experiência clínica e em relatos da literatura, listamos aqui alguns sintomas comuns na prática diária de consultório de adultos com TDAH e que podem ajudar a identificar os portadores. Não se trata de um teste de TDAH e não tem utilidade diagnóstica, apenas informativa.

Esta lista foi baseada e complementada da lista de sintomas sugerida por Dra. Ana Beatriz Barbosa em seu Livro Mentes Inquietas:

1. Tem dificuldade de prestar a atenção em conversas.
  2. Desvia a atenção facilmente do que está fazendo quando recebe um pequeno estímulo externo.
  3. Desorganização: Se atrasa ou esquece de compromissos, esquece pagamento de contas, perde objetos.
  4. Frequentemente apresenta “brancos” durante uma conversa.
  5. Tendência a interromper a fala dos outros.
  6. Costuma cometer erros de fala, leitura ou escrita. Esquece uma palavra no meio de uma frase, pronuncia errado ou “come” sílabas de palavras mais longas.
  7. Presença de Hiperfoco: concentração intensa em um único assunto num determinado período.
  8. Dificuldade em permanecer em atividades obrigatórias de longa duração.
  9. Interrompe tarefas no meio. Muitas vezes não lê um artigo inteiro de revista até o fim ou ouve um CD inteiro.
  10. Dificuldade em permanecer sentado por muito tempo.
  11. Grande desgaste emocional por procrastinar tarefas.
  12. Mexe as mãos e pés o tempo inteiro.
  13. Sensação constante de que tem algo a fazer ou pensar, que algo está faltando. Constante sensação de inquietação ou ansiedade.
  14. Ruminações de pensamentos acerca do que os outros pensam sobre si. Preocupado em passar uma imagem positiva para os outros.
  15. Síndrome do Impostor. Acham que a qualquer momento todos irão descobrir que é incompetente.
  16. Costuma fazer duas coisas ao mesmo tempo, como ver televisão e ler ou ouvir música.
  17. Tem diversas idéias ao mesmo tempo e não finaliza nenhuma. Muitos projetos inacabados.
  18. Tem a sensação constante de estar decepcionando as pessoas.
  19. Às vezes se envolve em situações de grande risco, em busca de estímulos fortes, como dirigir rápido por exemplo.
  20. Frequentemente fala muito, monopolizando conversas em grupo. Tem dificuldade de perceber o impacto que o conteúdo de seu discurso causa nas pessoas.
  21. Baixa tolerância a Frustração
  22. Costuma responder a alguém antes que este complete a pergunta.
  23. Costuma provocar situações constrangedoras, por falar o que vem à mente sem filtrar o que vai ser dito.
  24. Impaciência marcante no ato de esperar ou aguardar algo.
  25. Tem impulsividade para comprar, sair de empregos, relacionamentos, praticar esportes radicais, comer, jogar.
  26. Reagem irrefletidamente a provocações, críticas ou rejeições.
  27. Está sempre buscando um atalho para fazer as coisas de última hora.
  28. Tendência a não seguir regras ou normas preestabelecidas.
  29. Impulsividade relacionada com gratificação imediata, como: compras, comida, sexo, abuso de álcool e drogas, términos de relacionamento por impulso, abandono de emprego, etc.
  30. Sexualidade instável.
  31. Ações contraditórias, pode ir de uma grande explosão de raiva à uma grande demonstração de afeto.
  32. Hipersensibilidade
  33. Hiper-reatividade
  34. Tendência a culpar os outros por seus erros.
  35. Mudanças bruscas e repentinas de humor.
  36. Tendência a ser muito criativo e intuitivo.
  37. Tendência ao desespero quando diante de alguma dificuldade inesperada.
  38. Tem uma tendência a desistir fácil dos objetivos.
  39. Sente que não tem mais grandes sonhos ou ambições.
  40. Tendência a ter um desempenho profissional abaixo do esperado para sua real capacidade.
  41. Baixa autoestima.
  42. Baixa autoconfiança.
  43. Depressões frequentes.
  44. Dificuldade em manter relacionamentos afetivos.
  45. Demora excessiva para iniciar ou executar algum trabalho.
  46. Baixa tolerância ao estresse
  47. Tendência a apresentar um lado infantil que aparecerá, por toda a vida.
  48. Tendência a tropeçar, cair ou derrubar objetos.
  49. Tendência a apresentar uma caligrafia ruim ou de difícil entendimento.
  50. TPM forte.
  51. Dificuldade em orientação espacial.
  52. Avaliação temporal prejudicada.
  53. Tendência à inversão dos horários de dormir.
  54. Hipersensibilidade a ruídos, principalmente repetitivos.
  55. Hipersensibilidade tátil a texturas, etiquetas de roupas e tipos de tecidos.
  56. Tendência a exercer mais de uma atividade profissional, simultânea ou não.
  57. História Familiar positiva para TDAH.

Portanto, adultos também podem dar claros sinais de serem portadores de TDAH e assim como crianças, podem ser apenas taxados como pessoas de difícil convivência, gênio forte e outros adjetivos do gênero. Esses sintomas não devem ser subestimados e trazem intenso sofrimento para eles.

A boa notícia é que todos estes sintomas melhoram após a identificação e tratamento adequado do TDAH. A resposta ao tratamento costuma ser de 92% de acordo com pesquisas recentes e a grande maioria dos pacientes apresentam grande melhora de sua qualidade de vida já nos primeiros meses de tratamento.

ACOLHIMENTO EM GRUPO

Para nossos pacientes, oferecemos um grupo psicoeducativo semanal, gratuito, que visa educar sobre os sintomas de TDAH, oferecer apoio psicológico e troca de experiências entre os integrantes. A experiência tem sido muito positiva, com ótimos feed-backs e se baseia em estudos de terapia de grupo e de psicoeducação para pacientes adultos com TDAH.

Visite nosso instagram para mais informações:

Independentemente da idade, é essencial que a pessoa procure uma clínica de psiquiatria especializada no tratamento de TDAH para seu diagnóstico e tratamento correto.