Nos transtornos ansiosos, o começo do tratamento é muito importante. São pacientes que geralmente precisam ser acompanhados bem de perto, porque a maioria das medicações que irá resolver o problema no longo prazo podem eventualmente piorar a ansiedade no curto prazo. Por isso um acompanhamento próximo, não desistir do tratamento, seguir em frente, é fundamental.
Pacientes em crise de ansiedade tem muita pressa de resolver seu problema, porque talvez estejam entre os transtornos mais desconfortáveis. E o tratamento demora pelo menos duas semanas para surtir o efeito desejado com a medicação correta. Enquanto isso, é comum usarmos de técnicas de terapia relaxantes, meditação, acupuntura, esportes e mesmo outras medicações ansiolíticas até alcançar o efeito desejado no controle da ansiedade.
A ansiedade é um processo fisiológico normal no ser humano, todas as pessoas ficam ansiosas quando algo importante (bom ou ruim) irá acontecer. A grande questão é quando a ansiedade sai do normal esperado, quando ela fica desproporcionalmente grande, a ponto de comprometer o funcionamento normal das pessoas, seu trabalho, seu convívio familiar.
O tratamento da ansiedade, sob meu ponto de vista, não precisa ser indefinido. Ele pode ter um fim. Com mudanças de hábitos, esportes, psicoterapia, melhoras nutricionais, de sono, evitando relacionamentos tóxicos, priorizando atividade física, dentre outras recomendações, a ansiedade em alguns casos pode ficar sob controle sem medicação.